Adaptação escolar no contexto das creches e educação infantil

A adaptação escolar é um processo muito importante para as crianças, famílias e o ambiente escolar. Geralmente, o primeiro ano no estabelecimento de ensino é um tempo oportuno e importante para desenvolvimento de vínculos da criança e  família com a escola e desta para com criança e família.

Os bebês e crianças pequenas, antes de irem para creches ( ou escolinhas), tinham por referência maior o ambiente de suas casas. Sendo, na maioria dos casos, a mãe aquela de maior referência de tempo e segurança para os pequenos.

Decidir uma escolinha para crianças pequenas, não é uma tarefa tão simples. Para lidar com isso, uma das primeiras coisas a serem feitas é refletir sobre a decisão, o desejo e a necessidade de enviar os pequenos para a escola.

Outro passo importante é visitar escolas diferentes, conhecer a rotina e a proposta da escola, bem como se interar de como é feita a adaptação escolar na referida Unidade de Ensino.

É importante saber o quão respeitosa é a adaptação escolar, se há participação das famílias, se há respeito ao tempo e singularidade de cada criança.

A adaptação também pode mexer com as emoções e sentimentos dos pais, sobretudo, das mães. Afinal, esse processo pode representar uma separação.

E, para as mães e crianças, geralmente, vivenciar separações requer angústia e elaboração psicológica.

Nesse processo, é muito importante permitir entender as próprias emoções, para poder dar suporte e segurança às crianças.

Embora seja um processo que requer cuidados e atenção. A entrada na escolinha pode ser rica para o desenvolvimento e socialização das crianças pequenas.

A escolinha ou creche pode também ser uma importante rede de apoio no contexto em que vivemos. 

Desse modo, considerando que as escolinhas podem ser parceiras e rede de apoio possíveis e necessárias, a adaptação e inserção em uma escola cuidadora e respeitosa para com a infância, pode trazer benefícios às crianças e às famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima